INÍCIO SERVIÇOS CÂMBIO AUTOMÁTICO / AUTOMATIZADOS

CÂMBIO AUTOMÁTICO / AUTOMATIZADOS

As diferenças deste sistema para a caixa manual, é que neste sistema não existe um pedal de embreagem nem se efetuam trocas de marchas, uma vez que estas são automáticas. Este sistema efetua a troca da marcha através da relação entre a velocidade e a rotação do motor, sendo quase imperceptível para o condutor a mudança desta. Dirigir um carro automático é mais simples do que pode parecer.

Estados:

  • P - Park: esta posição bloqueia as rodas de tração, daí ser utilizada para estacionar, para dar a partida e desligar o motor do automóvel.
  • R - Reverse: esta posição apenas deve ser colocada com o carro parado e é utilizada quando o condutor pretender fazer marcha-à-ré.
  • N - Neutral: o chamado de ponto morto ou neutro. Com este comando o carro fica com todas as rodas livres e nenhuma marcha engatada. Pode utilizar esta posição para dar a partida ou para desligar o automóvel, não bloqueando as rodas de tração.
  • D - Drive: tal como o nome indica, esta posição serve para andar com o carro para a frente e é utilizada na maior parte do tempo. Ao colocar a alavanca nesta posição, seria como se estivesse a colocar a 1ª mudança, sendo as seguintes colocadas à medida que a velocidade/rotação aumenta.
  • 4-3-2-1 (L): estas posições são utilizadas para efetuar o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O bloqueio é utilizado em situações extremas, em que o carro troca várias vezes de uma marcha para a outra, impedindo que o carro troque as marchas automaticamente. Por exemplo, se estiver declive acentuado, ao colocar a alavanca na posição 2, estará a impedir o veículo que troque automaticamente para a posição 3.

DICAS

Descidas

Em descidas longas, não utilize a marcha “D” tampouco a marcha “N”, já que na primeira situação o carro pode ganhar muita velocidade, obrigando assim uma frenagem brusca. Na segunda situação, o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição “2” SEGUNDA MARCHA ou “3” TERCEIRA MARCHA e faça valer o freio-motor.

DICAS

Esqueça o seu pé esquerdo

Acostumados a pisar no pedal de embreagem dos carros manuais, muitos motoristas sofrem nos automáticos por pisarem acidentalmente no pedal de freio, que costuma ser maior nos automáticos.


BAIXE NOSSO APP

Agende revisões e manutenção, receber orçamentos e relatórios completos dos serviços feitos no seu veículo de forma fácil e prática.