MOTOR

Pode-se dividir a concepção dos motores em quatro: motor vertical, motor em V, motor em W e motor boxer. E essa nomenclatura tem a ver, diretamente, com o posicionamento de certas peças do motor.

Principais componentes:

  • Bloco: é o componente central de um motor, normalmente construído em ferro fundido ou alumínio. Sem ele não há como realizar a montagem das demais peças;

  • Pistão ou êmbolo: peça cilíndrica que recebe a energia da queima da mistura carburante, transformando-a em energia mecânica;

  • Biela: essa peça serve como ligação entre o êmbolo e a cambota;

  • Carter: é a parte inferior de um motor, onde normalmente fica armazenado o óleo;

  • Acelerador: componente responsável por controlar a quantidade de combustível admitido para o interior de um motor;

  • Válvula: peça que controla o fluxo de gases para dentro ou para fora dos cilindros.

DICAS

Não se esqueça de substituir os filtros.

Existem diversos filtros muito importantes na constituição de um automóvel, como o filtro do ar, do óleo, do combustível, entre outros. Todos eles têm como missão a proteção do motor e devem ser substituídos de acordo com as datas do manual do fabricante.

DICAS

Retifica do Motor

Os cuidados com o veículo e a manutenção periódica são importantes para evitar a necessidade de fazer a retífica do motor. Para isso, fique atento à quebra da correia dentada, cheque o nível do óleo e faça a troca periodicamente.


BAIXE NOSSO APP

Agende revisões e manutenção, receber orçamentos e relatórios completos dos serviços feitos no seu veículo de forma fácil e prática.